Nota Biográfica
ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA
A Orquestra Clássica da Madeira teve a sua origem na “Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira”, concebida e gerida pela antiga Academia de Música e Belas Artes da Madeira (AMBAM), a 13 de fevereiro de 1964, data em que se apresentou pela primeira vez em público no “Festival de Música Portuguesa”, realizado integralmente e também pela primeira vez na cidade do Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias.A “Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira” foi criada pelo Professor Jorge Madeira Carneiro, violinista e diretor da Secção Musical da AMBAM, simultaneamente Maestro da Orquestra, cuja finalidade era apenas de índole pedagógica, através do ensino de “Classes de Orquestra de Câmara”, e como tal constituída por alunos do Curso de Música e que contava com a participação de alguns docentes da AMBAM, devido à falta de alunos no nível de ensino mais elevado, condição necessária para integrar as Classes de conjunto.
Em meados dos anos noventa do Século XX, graças ao apoio decisivo do Governo Regional da Madeira, assistiu-se à contratação de mais instrumentistas o que permitiu à estrutura artística em causa reforçar os naipes de cordas, sopros e percussão, e lhe conferiu o estatuto de “Clássica”. É no arranque da Temporada 1996/1997, mais precisamente a 25 de setembro e a 25 de outubro de 1996, que a Orquestra passa a ser divulgada e conhecida como “ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA”.
Ao longo da sua existência, além de concertos a nível regional, a Orquestra tem realizado concertos a nível nacional e internacional, nomeadamente em festivais em Espanha (Madrid), Itália (Roma), Macau (antes de 20 de dezembro de 1999), Angola (2011) e em Portugal continental (“Festival Internacional de Música” em Vila Nova de Gaia em 1999 e em 2017 no “Festival ao Largo” em Lisboa e no “Festival de Artes do Zêzere” em Ferreira do Zêzere e no Convento de Cristo em Tomar, entre outros).
Em 1998, a Orquestra Clássica da Madeira gravou um CD com o violinista Zakhar Bron e em 2009 lançou uma coletânea de cinco CD´s com solistas portugueses, que incluiu obras-primas de W. A. Mozart, gravada pela editora EMI Classics.
Em 2004, no âmbito da iniciativa “Madeira Região Europeia 2004” e sob a batuta do Maestro Rui Massena, a Orquestra Clássica da Madeira atuou junto de grandes nomes do panorama artístico internacional, tais como, o Tenor José Carreras e a Violinista Vanessa Mae.
A Orquestra Clássica da Madeira tem sido dirigida por maestros como Zoltan Santa, Roberto Perez e Rui Massena e por outros maestros convidados como Gunther Arglebe, Silva Pereira, Fernando Eldoro, Merete Ellegaard, Paul Andreas Mahr, Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura, Álvaro Cassuto , Jaap Schröder, Luiz Isquierdo, Joana Carneiro, Cesário Costa, Paolo Olmi, Jean-Sébastian Béreau, Maurizio Dini Ciacci, Francesco La Vecchia, David Giménez, Martin André, Jean-Marc Burfin, Philippe Entremont, Maxime Tortelier, Rui Pinheiro, Pedro Neves, Ariel Zuchermann, Gianluca Marcianò, Ernst Schelle, Alexis-Evan Christ, entre outros; e tem contado com reconhecidos solistas como Elizabete Matos, Artur Pizarro, Pedro Burmester, Vesko Eschkenayi, Antonio Rosado, Paulo Gaio Lima, Abel Pereira, Mário Laginha, Maria João, Alexander Buzlov, Ilya Grubert, Amihai Grosz, Roby Iakatos, Pavel Gomziakov, Natalia Lomeiko, Naum Grubert, Pedro Caldeira Cabral, Arno Piters, Vitaly Samoshko, Mayuko Kamio, entre outros.
Decorridos cerca de seis décadas de atividade, a Orquestra Clássica da Madeira abraça um arrojado projeto artístico, proporcionando temporadas ricas em programas do período clássico, romântico e contemporâneo, interpretando variadas obras, inclusive com estreias em primeira audição mundial, contando também com Ciclos de “Grandes Solistas” (alguns já indicados no paragrafo anterior), “Jovens Solistas” e de “Grandes Obras”, sendo que, para cada programa deste ambicioso projeto artístico, a Orquestra convida um Maestro e Solistas, todos de envergadura nacional e internacional.
ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA - PRIMEIRO MEMBRO HONORÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO DA MADEIRA – 30.12.2019
No dia 30 de dezembro de 2019, na sequência da realização da reunião do Conselho Consultivo da Associação de Promoção Madeira, o presidente da APM, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, anunciou na reunião da Assembleia Geral que tinha sido admitido como primeiro membro honorário, a ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA, da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, a quem foi fortemente reconhecido o mérito a nível regional, nacional e internacional. A APM acolheu, com muita satisfação, no seu seio, porque a ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA "tem permitido a qualificação da oferta da Região de maneira muito evidente e tem colocado o posicionamento da Região de uma forma elevada". O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus, referiu tratar-se de uma ORQUESTRA fortemente procurada por quem nos visita e “frequentemente referenciada nos índices de satisfação que daqui levam os nossos visitantes”.
DISTINÇÕES À ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA
É graças ao seu percurso artístico e ao importante papel que desempenha nos domínios da educação, cultura e turismo da Região Autónoma da Madeira que a Orquestra tem sido reconhecida desde 2018 pelas mais altas instituições oficiais ao nível do Estado português e regional:- Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, à Orquestra Clássica da Madeira para o ano de 2021, no dia 06 de maio de 2021;
- Membro Honorário da Ordem do Mérito atribuído por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, distinção imposta pelo Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto, no dia 10 de Junho de 2019 - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas;
- Voto de Louvor aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Funchal a 28 de fevereiro de 2019;
- Placa de Distinção atribuída pelo Município do Funchal a 23 de fevereiro de 2019 pelos seus 55 anos de dinamização de cultura musical;
- Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, à Orquestra Clássica da Madeira de 2019 até fim do seu primeiro mandato;
- Insígnia Autonómica de Distinção por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, no dia 1 de julho de 2018 - Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses;
- Voto de Louvor aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Madeira, a 22 de fevereiro de 2018.
Diretor Artístico . Norberto Gomes
Paixão e gratidão!
É sem dúvida com paixão que os dedicados músicos da Orquestra Clássica da Madeira se têm apresentado em palco e brindado o público com interpretações focadas no teor musical que nos foi legado por inspirados compositores, e que desta forma demonstram gratidão por essas divinas criações. Nesta fase artística da orquestra, essa gratidão estende-se também a todos os que contribuíram para o sucesso desta caminhada musical que continua a ser motivo de orgulho e de dedicação.
O facto de termos no nosso elenco de convidados para esta temporada destacados músicos das mais conceituadas orquestras da atualidade, entre elas a Berliner Philharmoniker, Royal Concertgebouw Orchestra, Brussels Philharmonic, orquestras portuguesas, entre outras, e solistas e maestros de destaque do panorama musical nacional e internacional, faz desta temporada um fascinante e orgulhoso desafio para a nossa instituição. A participação destes artistas na nossa temporada, é sem dúvida motivo de alegria e antevê mais uma temporada de sucesso.
Uma temporada recheada de interpretações de obras de compositores de todos os tempos, com destaque também para os portugueses, com estreias absolutas, estando a orquestra a contribuir para a história da música, divulgando as criações do nosso tempo.
Esta que é a nossa música, é a música que temos para si. Será uma temporada interpretada com intensidade e paixão, onde os nossos músicos, juntamente com todos os nossos convidados, gratos pela generosidade com que têm sido tocados pela música, vão brindar o público com concertos brilhantes e de valor artístico inquestionável.
Esperamos por si!
[Norberto Gomes]
Norberto Gomes
Marina Gyumishyan
Péter Víg
Daniel Cuchi
Duarte Santos
Ana Rita
Oliveira
Anahit
Dalakyan
Daniel
Cuchi
Oboé
Duarte
Santos
Percussão
Edina
Tenki
1º Violino
Elena
Kononenko
1º Violino
Francisco
Loreto
Clarinete
Gábor
Bolba
Contrabaixo
Iryna
Bandura
Violoncelo
Jaime
Dias
Violoncelo
Joana
Costa
2º Violino
Jorge
Garcia
Percussão
José
Manuel
Barros
Clarinete
Louise
Whipham
Oboé
Manuel
Balbino
Fagote
Marcello
Romagnuolo
Contrabaixo
Marina
Gyumishyan
Violoncelo
Mário
Pinto
Trompete
Marta
Morera
Viola
Maxim
Taraban
2º Violino
Mikolaj
Lewkowicz
Violoncelo
Natacha
Guimarães
2º Violino
Norberto
Gomes
Concertino
Nshan
Chalikyan
1º Violino
Olena
Soldatkina
Assistente de Concertino
Olga
Proudnikova
1º Violino
Parandzem
Khachkalyan
1º Violino
Pedro
Camacho
Flauta
Rostyslav
Kuts
Viola
Rui
Vidal
Trompete
Stella
Silvian
Violoncelo
Tatiana
Martins
Fagote
Tiago
Vaz
Contrabaixo
Treneddy
Maggiorani
Viola
Valery
Perzhan
1º Violino
Vladimir
Proudnikov
2º violino
Volodymyr
Petryakov
Viola
Yury
Kyrychenko
2º Violino
ASSOCIAÇÃO NOTAS E SINFONIAS ATLÂNTICAS . Travessa das Capuchinhas nº4 1º Andar, São Pedro
9000-030 Funchal . Região Autónoma da Madeira . PORTUGAL